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Pilotos

 

AMILCAR AMARANTE

1 – desde quando corre de autorama? - 1975
2 – quando passou a participar de campeonatos – 1988
3 – quem preparava seus carros? Eu
4- quando começou a fazer sua própria mecânica? – 1995
5 – quais os que considera como melhores pilotos cariocas e paulistas? - Pedro, Muniz, Renan, etc.
6 – e preparadores cariocas e brasileiros - Eduardo Sa, Tio Popo e João
7 – pq o autorama no Rio não se desenvolve - pelo alto índice de competitividade que chega aos extremos de cada um por si só interessa ganhar e sem o real espirito do autorama e brincar, confraternizar
8 – qual categoria que mais gosta de correr? - indiscutivelmente G12 e em seguida Euro
9 – que soluções poderia indicar para a melhora no Rio e no Brasil - conforme acontece no Jean, criação de categorias base que tenham um custo bem mais baixo com performance e durabilidade, este o caminho
10 – já pensou em ter uma pista própria? Já tive com o Clythio e Flavio Marcio no Action Point na Barra (hoje Ribalta em 1997_
11 – que conselho daria aos que estão iniciando - escolha uma categoria e se dedique a ela, investindo nela, pois as chances de bons resultados serão maiores
12 – quanto às categorias poderia falar das diferenças entre elas e qual a que considera melhor - Olha, ainda acho o g12, porem esta em franca decadência, mas ainda tem seu glamour, porem esta categoria do motor Falcon veio com economia, performance e sem dúvida seria a do acesso com corridas disputadas.
13 – listar seus títulos - Apenas os de campeão: 11 títulos cariocas, sendo em Petrópolis (g0) e (g12), Niterói (g0), 5 na Shalako (g0 e G12), 2 na Top Slot (g12) e diversos de lojas. Brasileiros foram 3, todos de Grupo zero..


 

 

ROBERTO THOMÉ


1 – desde quando corre de autorama?  Ganhei meu primeiro autorama, de aniversário, em 1967;
2 – quando passou a participar de campeonatos - O primeiro campeonato foi o "II Grande Prêmio Nacional de Autorama", etapa realizada no Clube do Flamengo em 1974. Não passei das eliminatórias, mas foi valiosa a experiência, já que não tive qualquer suporte de loja e fui eu mesmo que montei o carro, uma Tirrel azul se não me engano; retificando, já que eu fui classificado na primeira etapa do "II Grande Premio Nacional de Autorama", mas não segui adiante.
3 – quem preparava seus carros?  Desde sempre preparei meus carros... esse sempre foi o meu maior prazer;
4- quando começou a fazer sua própria mecânica?  Vide acima
5 – quais os que considera como melhores pilotos cariocas e paulistas;  Da minha época e que correram comigo, posso citar o Clythio, Carlinhos HP, Gugu, Miltinho, entre outros;
6 – e preparadores cariocas e brasileiros?  Da minha época, Clythio e Gugu;
7 – pq o autorama no Rio não se desenvolve?  Toda atividade indoor na nossa Cidade tem a competição desleal da praia, que é boa, bonita e barata;
8 – qual categoria que mais gosta de correr?  Sempre gostei de andar de asa (G20, G27 e G7), mas os carros de hj estão incríveis;
14 – que soluções poderia indicar para a melhora no Rio e no Brasil? Como estou muito tempo afastado, não tenho opinião formada a respeito;
15 – já pensou em ter uma pista própria?  Sim, em parceria com o Clythio e ficaria num imóvel da minha família em Vila Isabel, mas a coisa não foi adiante, pois havia, na época, o interesse maior da venda do referido imóvel, o que de fato acabou se concretizando; 
16 – que conselho daria aos que estão iniciando? Treinem muito e não desanimem, pois a competição é de alto nível e muito acirrada;

17 – quanto às categorias poderia falar das diferenças entre elas e qual a que considera melhor? As diferenças são óbvias e vão desde os chassis, até a motorização. Particularmente, gostei mais das provas sem imãs, pois os carros têm reações mais previsíveis. A categoria G12 sem dúvidas é a mais emocionante;
19 – listar seu títulos:  Comecei a correr regularmente de C-100 em 1980 e obtive naquele ano alguns bons resultados (vários segundos lugares). Em 1981 ganhei os campeonatos de C-100 Protótipo e C-100 Fórmula. Parei e retornei em 1986 correndo de força livre com o Clythio. Fomos campeões por equipe e eu fiquei em segundo no individual. Ganhei o campeonato carioca de F.L. em 1987, último ano que participei regularmente de um campeonato. A partir daí, participei de inúmeras corridas do campeonato paulista de F.L. e G20 em anos variados, como também participei de algumas etapas do campeonato da Ponei de Petrópolis em 1990. Participei também dos Campeonatos Brasileiros de F.L. de 1987, na Parolu (8º lugar) e de 1990, na Silverstone, onde fiquei em terceiro, na frente do Mike Swiss, da Koford, que na época era o campeão mundial. Esse foi o pódium que eu mais curti até hj. Depois disso, corri muito poucas corridas aqui e em São Paulo, até parar definitivamente em 1992.


 

CHICÃO

1 – desde quando corre de autorama
Brinco de autorama desde 1989, aos 4 anos. Costumava brincar nas duas pistas da Parolu e na Silverstone
2 – quando passou a participar de campeonatos 
Iniciei nas competições em 1998 nos campeonatos paulista de G-0 e G-20 Spray
3 – quem preparava seus carros?
No primeiro ano foi o Paulinho da Parolu. Depois foi meu pai, até hoje.
4- quando começou a fazer sua própria mecânica
Eu nunca fiz. hahaha
5 – quais os que considera como melhores pilotos cariocas e paulistas
Muniz, Pedro Silva, Flávio Araújo, Amilcar , Gugu, Ale Cara de Nada, Ricardinho, Leite, Renan, Luca
6 – e preparadores cariocas e brasileiros
Eduardo, Pedro, Tio Popó, Gugu, Ricardinho, Paulinho, Jorginho
7 – pq o autorama no Rio não se desenvolve
Não sei dizer sobre o Rio, estou há pouco tempo aqui e não me envolvi anteriormente no autorama
8 – qual categoria que mais gosta de correr
Eurosport
13 – pq o mesmo no Brasil
É muito caro, não tem retorno, os grandes comerciantes são os mesmos quem dificultam a entrada de novos hobbystas/competidores
14 – que soluções poderia indicar para a melhora no Rio e no Brasil
Incentivo à categorias de base;  regulamentos feitos por pilotos, e não por lojistas; preços "justos"
15 – já pensou em ter uma pista própria
Nunca pensei na possibilidade
17 – quanto às categorias poderia falar das diferenças entre elas e qual a que considera melhor
Eu prezo pela categoria em que o piloto deve se sobressair mais que seu equipamento..
Listando as categorias (que correm em Blue Kings):

Falcon, FK, S16D, G-12, Réplicas cheias de imãs = As pistas são tão fáceis, e os carrinhos tão devagares que quem tiver o motor melhor ganha...
Eurosport = Nesta corrida, não é só o equipamento. Os carros são tão rápidos e ariscos, que o piloto precisa prestar muita atenção e evitar as batidas. Nesta categoria quem poupa mais o carro ganha.
Carros ASA = É necessário ter muito equipamento e motores rápidos. É necessário também administrar a corrida e as ultrapassagens, além da potência no choke ligado ao controle.
Carros em pista plana = Estes sim requerem que o piloto seja muito melhor que o outro na corrida. O melhor motor é só uma coisa a mais. Se o piloto não evitar batidas e quedas, não vai se sair bem nunca na corrida.
19 – listar seu títulos
Campeonato Brasileiro de Parma em 1999 - Silverstone
Campeonato Mundial G-20 Spray em 2000 - Red Fox
Campeonato Brasileiro G-12 BoxStock 2006 - StockCar Piracicaba

 

Ten Zi Li

1 – desde quando corre de autorama – Comecei a ¨brincar de Autorama ¨ nos anos 70 pista do Maeda, na época não tinha video games iguais aos de hoje(PS4,  etc), depois foi Faculdade, e parei, retornei em 2008, O Eduardo Sá que preparava os meus carros, para competir na TOP   SLOT.
2 – quando passou a participar de campeonatos importantes, tipo brasileiro – Competição em Campeonatos Brasileiros foi em 2009 acho que em Juíz de Fora(Motor Parma).
Nos Campeonatos da LPA(Liga dos pilotos de Autorama) em 2010, na pista (MONZA em Moema-SP)

3 – quem preparava seus carros?
Preparador era ainda o Eduardo Sá.
4- quando começou a fazer sua própria mecânica
Em 2011 comecei a preparar os meus carros em 2012 fiz a minha primeira pole na categoria Turismo motor Falcon da LPA.
5 – quais os que considera como melhores pilotos cariocas
Os melhores pilotos Cariocas são : Pedro Silva, Muniz e Amilcar.
6 – e preparadores cariocas e brasileiros
Melhor preparador em matéria de Chassi só existe um Tio Popó.  de carro Eduardo Sá. De Motor G 12 João (minhoca).
7 – pq o autorama no Rio não se desenvolve
O custo do Hobby é muito alto, talvez se  pudesse diminuir estes custo o Autorama seja mais atraente.
O Autorama para quem vai começar requer muito treino(praticar).

Existe  atualmente aqui no Rio apenas a categoria G12 que é o Autorama de competição, o resto dos campeonatos são de acordo com a  escolha do grupo.
8 – qual categoria que mais gosta de correr
Gosto de S16D e Réplica. 

Já ganhei alguns campeonatos Cariocas de Parma S16D,Turismo e de réplica também.Não sou de guardar datas e troféus.
Como preparador gosto demais em preparar os motores.


 

Jean Christophe



A vistoria nas corridas é feita por ele.
Seu neto, Gabriel, de 10 anos é seu xodó e um piloto promissor.

1 – desde quando corre de autorama – Desde os 12 anos
2 – o que o levou a correr de autorama – Fui apresentado ao Autorama por um vizinho que havia ganhado um Autorama Fittipaldi da Estrela
3 – quando passou a participar de campeonatos importantes, tipo brasileiro – Durante toda minha vida o Autorama foi apenas uma prática recreativa e em geral praticado em casa de amigos que tinham pistas da Estrela.
Após meu casamento, minha esposa me presenteou, no primeiro Natal, com um Autorama.
A partir daí comecei a colecionar pistas e me dedicar à diversão, aprendi um pouco da manutenção básica e aí o tempo foi passando.
Poucas vezes frequentei as pistas de competição e nunca participei de nenhum campeonato.
À cerca de três anos, depois que construí minha atual casa onde tenho um salão de festas, decidi retomar o Autorama como recreação, porém com a evolução dos equipamentos e a possibilidade de investir um pouco mais, isto se tornou um hobby e aí, acabei por investir em uma pista de competição na minha própria casa, a G-Track, onde atualmente promovo as competições com os melhores pilotos de Autorama do Rio de Janeiro.

4 – quem preparava seus carros
Atualmente, tenho participado esporadicamente de algumas competições em Brasileiros BH 2012, JF 2013, JF e BH 2014.
Nestas oportunidades tive apoio do Pedro Silva e do Eduardo Sá

5- quando começou a fazer sua própria mecânica
A partir do momento que adquiri minha pista que foi fabricada pelo Carlinhos Flash, passei a me dedicar ao aprendizado das preparações, comprei várias máquinas e ferramentas e passei a observar os preparadores.
Arrisquei as primeiras preparações e aí fui evoluindo.
Hoje sei que ainda falta muito, mas os resultados já são satisfatórios e tenho conseguido carros bem competitivos nas categorias mais simples.
Continuo aprendendo a cada corrida.

6 – quando começou a correr fora do Rio
Como comentei, a partir de 2012.
7 – quais os que considera como melhores pilotos cariocas
Dos que conheço, posso citar o Muniz e Pedro Silva, claro que existem outros, mas estes se destacam.
8 – e preparadores cariocas e brasileiros
Tenho muito respeito pelo Eduardo Sá e pelo Cláudio (Tio Popó) que são os dois preparadores profissionais que conheço. Óbvio que o Pedro Silva e o Ten Zi Li também fazem ótimas preparações, mas estes não tem dedicação exclusiva e por isso considero profissionalmente os dois primeiros que citei. Fora do Rio de Janeiro, não conheço os profissionais desta área a ponto de opinar.
9 – quais os melhores pilotos de SP, DF, JF, etc.
Não tenho como comentar, não os conheço de forma a opinar.
10 – pq o autorama no Rio não se desenvolve
Creio que o problema é nacional, alto custo, pouco retorno, falta de investidores.
Porém no Rio de Janeiro, temos o perfil do Carioca que em geral curte as atividades “out door”!

13 – pq o mesmo no Brasil
Além do que comentei. Creio que atualmente existem muitas opções de recreação que competem de forma desproporcional com o Autorama, principalmente nas novas gerações que curtem os jogos através dos computadores e ou vídeo games.
14 – que soluções poderia indicar para a melhora no Rio e no Brasil
Em minha opinião, o Autorama sempre terá seu público, porém é fundamental ajustarmos a atividade aos interesses de cada grupo e principalmente ao bolso.
Porém mais importante que isso é a dedicação e criatividade do gestor de cada pista, pois este deverá ser criativo e perseverante para atrair os praticantes do Autorama.

15 – já pensou em ter uma pista própria
Sim, mas esta ideia só terá condições de se tornar realidade, no momento em que eu tiver possibilidade de me dedicar exclusivamente a atividade do autorama.
16 – que conselho daria aos que estão iniciando
Toda atividade se torna prazerosa com o tempo e dedicação.
É como andar de bicicleta, no início é difícil, mas com a prática passamos a ter intenso prazer e é isso que vale.
Muitas competições, grandes pegas e muita adrenalina!

 17 – quanto às categorias poderia falar das diferenças entre elas e qual a que considera melhor
Atualmente tento formatar campeonatos na G-Track com categorias que incentivem duas situações específicas:
G12 e S16D – Categorias que valorizam a preparação, porém dependem de mais investimentos.
Turismo Falcon – Categoria com equilíbrio dos carros com pouca preparação que facilita e valoriza a pilotagem, permitindo aos pilotos novatos, participarem das competições.

18 – qual categoria que mais gosta de correr
Gosto de todas, mas prefiro a G12 apesar de saber que tenho muito a evoluir.



Premiar os ganhadores e amigos ele faz sempre.
Sua mulher Vanise e sua cunhada Carla também competem.

 

Pedro Silva fala da Copa Porsche

- quando surgiu a ideia de preparar um carro vencedor pra Copa Porsche:Parecia que a corrida seria legal e cheia, isso deu uma motivação.
 - qual o material escolhido:O de sempre, usual usado na Turismo light, não usei nada de diferente.
- qual o critério para escolha das peças: O que foi realmente escolhido com critério foi o pneu e a transmissão, usei o pneu de cubo maior porque ao longo da corrida segura menos o carro - o de cubo pequeno acerta mais o carro, mas segura um pouco mais também - quanto a transmissão, usei coroa reta em vez da em angulo também por soltar um pouco mais o carro, apesar da reta ser bem mais 'perigosa' ao longo da prova e necessitar de capricho na montagem pra tracionar tão bem quanto a angulada - e pra durar.

- testou mais de uma carroceria: Até queria, mas não deu tempo.
- a montagem da carroceria faz diferença: Sim, a montagem da carroceria também teve um 'planejamento' e idéias e objetivos - isso não transforma o carro da agua pro vinho, mas é a adição de muitos detalhes juntos que dá diferença.
- a altura dos pneus como foi escolhida: É justamente a altura dos pneus que faz algumas pessoas acharem que meus motores tem algo de errado - uso pneu mais alto que a maioria, com o penalti óbvio disso dificultar o acerto do carro e a pilotagem.
O Ten também usa pneus bem altos, e o carro dele é claramente muito rápido e ao mesmo tempo difícil de andar.

- qual a relação usada: Usei o 12x38 que uso desde sempre, testei outras coisas ao longo dos campeonatos de Turismo Light, mas acabei concluindo que a relação é essa mesma e pronto e acabou.
-o carro era mais rápido do que os demais na classificação ou apenas um pouco mais rápido: Apenas um pouco mais rápido. Principalmente na classificação a vantagem era pequena, se é que existia - na corrida sim acho que eu tinha um pouco de vantagem, não por ser um pouco mais rápido, mas por ser um pouco mais rápido com consistência, em todos os momentos, em todas as fendas.
O carro do Ten é muito, muito rápido em uma volta, e eu sabia tinha que dar tudo certo na minha tomada, senão ele faria a pole. Decidi largar com pouco ou nenhum glub pra avaliar a pista - pois se largo com glub a mais, o prejuízo era certo - limpar é mais complexo que glubar, e a essa altura eu ja teria esquentado o motor. Por isso decidi glubar se necessário, o que acabou acontecendo após algumas voltas, e felizmente glubei na quantidade certa.
A tomada de tempo é um pouco díficil pra mim pois o braço dói muito e a mão fica dura de imediato - em corrida, depois que 'esquenta', melhora, mas como a tomada é só um minuto e entro frio, é bem difícil - dava pra virar um pouco mais rapido, mas dei por encerrado quando veio o 2.35 pois a essa altura o braço já tava literalmente enguiçado e eu não tinha mais como pilotar num nível de conseguir algo melhor.

- a diferença era a forma de tocar o carro: Não sei - o carro era muito bom e acho que fácil de andar, daí em diante era só pensar bem a corrida, fazer bons julgamentos e tomar boas decisões, e é claro, não bater.
Apesar de não parecer(por causa do ima), justamente por causa do ima esses carros são bem técnicos pra guiar, senão ou vc perde muito tempo, ou mata o carro - e o motor - ou passa reto nas entradas de curva ou lança a traseira e o carro nas saídas.
Justamente pela coisa ser bem técnica o Muniz fez de novo(a outra foi na ultima etapa da Turismo) um carro apenas bom parecer muito bom - e o Ten, também mais uma vez, fez uma grande corrida com um carro claramente difícil de andar.

- o que mudou no carro para a final: O plano inicial era colocar um pneu novo, com a mesma altura do que  larguei, pra dar mais saúde na reta - mas como a pista(e o glub) mudou, decidi manter o pneu que larguei, já mais baixo - pois o compromisso entre soltar na reta e segurança e tracionar nas curvas, estava bom - virava muito rápido e estava bom de andar, apesar de requerer um pouco de cuidado principalmente na subida da bola.
Na verdade, a impressão que eu tive logo de cara durante o intervalo, foi que o ideal era um pneu mais alto do que eu estava, porém mais baixo do que inicialmente larguei, e mais importante - um pouco mais largo, menos cortado - só que, como eu sabia que os outros pilotos da final estavam pranchetando no intervalo, eu sabia que as outras fendas(sem ser a que larguei) estariam um pouco mais 'passadas' - e julguei que isso compensaria a largura de pneu a mais que me pareceu necessária num primeiro momento. Foi uma aposta calculada e controlada, e deu certo.

 

Eduardo Sá

Sá concedeu uma entrevista onde disse quase tudo que gostaria sobre o autorama no Brasil:

1 – desde quando corre de autorama – 1971
2 – o que o levou a correr de autorama - Fiquei fascinado quando vi uma pista grande 
3 – quando passou a participar de campeonatos importantes, tipo brasileiro - 1995 
4 – quem preparava seus carros - Sempre fui eu 
5- quando começou a fazer sua própria mecânica - Desde sempre 
6 – quando começou a correr fora do Rio - Minha primeira corrida fora do Rio foi em 1978
7 – quais os que considera como melhores pilotos cariocas - Pedro Silva - Muniz - Amilcar - O Bruno treinado é um grande piloto. 
8 – e preparadores cariocas e brasileiros - Eu - Claudinho - Ricardinho - Gugu - Paulinho 
9 – quais os melhores pilotos de SP, DF, JF, etc. -
 SP - Renan,
Campinas – Bomba -
Jundiaí - Júnior
DF - Léo Novak,
JF - Jorjão,
RS - Christian
SC - Everaldo,
PR - Guilherme Negrello,
BH - Junqueira,
Uberlandia - Junão,
GO - Patrick,
PI – Marcelo
10 – pq o autorama no Rio não se desenvolve - Acho que falta investimento e eu me considero um pouco culpado por ter montado um esquema pelo Brasil que acabou me dando uma boa segurança, onde pelo fato de ter clientes pelo Brasil todo acabei não investindo no autorama do Rio. 
13 – pq o mesmo no Brasil - Porque as regras no Brasil está na mão de uma pessoa que não se preocupa com o mercado interno. Mas isso está mudando. Falta de renovação. O interesse dos jovens está nos jogos de computador.
14 – que soluções poderia indicar para a melhora no Rio e no Brasil - Divulgação seria o melhor caminho para atrair mais pessoas. Mas precisa investir tempo e dinheiro.15 – já pensou em ter uma pista própria - Hoje não me interessa, meu esquema de trabalho não me permite ficar parado atrás de um balcão, a não ser se conseguir um local onde eu iria abrir 1 vez por semana em dia de semana e 1 Sábado no mês com um aluguel de 1.000,00 , como teve a 1 ano atrás aqui em Niterói, mas o cara não foi pra frente.(Acho difícil) 
16 – que conselho daria aos que estão iniciando - Tem que treinar e participar dos eventos para poder melhorar e entender como funciona o sistema. 
17 – quanto às categorias poderia falar das diferenças entre elas e qual a que considera melhor -
Asa - É a Fórmula1 do autorama, hoje acho inviável por causa dos preços.
Protótipo - Nas pistas rápidas como Blue King está ficando sem graça porque é tudo praticamente cravado e bem caro também
GT e Turismo - Acho viável porque os carros são rápidos mas tem que guiar
Réplica - É uma categoria que serve para trazer muita gente que estava parada de volta por causa do custo, é mais barato, mas eu particularmente não tenho muita atração, os caros são muito lentos.
Pista plana - Acho que é o futuro do autorama de competição, anda tudo que é tipo de categoria neste tipo de pista, não se depende de motores interplanetários para se ganhar. Só tem um problema, o cara                    que pega a mão da pista fica difícil ganhar dele, desta forma a grande maioria das corridas vai ser ganha pela mesma pessoa.

18 – qual categoria que mais gosta de correr - Euroesporte em pista plana.
19 – listar seu títulos - Parei de correr sério em 2007 depois daí acho que não tinha que provar mais nada:
5 - Títulos de endurance
1 - Euroesporte
1 - G-12
1 - S16-D
Como preparador -
3 - Endurances que eu não corri
2 - Parma 499
2 - S16-D
2 - G-0
5 - G-12
6 - Vices campeonatos de Euroesporte com Flávio Araújo
 Acho que é isso.

 

 

 

 

Alexandre Muniz

Quem é esse homem que tantos títulos conquistou e, hoje, é o carioca que tem mais títulos brasileiros e até um internacional. Aqui vão fotos diversas de suas coridas.


Troféus conquistados nos EUA

Carro campeão brasileiro de euro 2014

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Eis seus títulos principais em brasileiros e nos EUA

Ano

Categoria

Loja

Cidade

2001

Endurance Gzero

Red Fox Augusta

SP

2002

G12 Sprint

Goiania

Goiânia

2003

Gzero Sprint

Monza

SP

2004

G12 Sprint

GP Brasil

Brasilia

2009

Endurance G12

Red Fox Arujá

SP

2009

Endurance S16D

Campinas

2010

Endurance S16D

GP Brasil

Brasilia

2011

Endurance G12

PAROLU

SP

2012

Eurosport 1/24 ISRA

MONZA

SP

2013

S16D Sprint

PAROLU

SP

2014

Eurosport 1/32 ISRA

Pacific Slotcar

Seattle - Vice Americano

2014

Eurosport G27

G3 Autorama

JF

2014

Endurance G12

G3 Autorama

JF

 

 

 

 

 

 


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